|
PROJETOS I&D - R&D PROJECTS |
|
 |
|
|
|
Projecto do espaço habitacional e formas de habitar
sigla AdC-P1 (Espaço habitacional)
início 2009
Pretende-se promover o desenvolvimento de estudos sobre o projecto do espaço habitacional ao longo do século XX em Portugal.
A visão de conjunto resultante do desenvolvimento dos diversos estudos, sequenciais no tempo histórico, será enriquecida com o enfoque particular de cada trabalho, numa abordagem fenomenológica e conceptual abrangente que orienta a investigação.
Tópicos em estudos: A casa no processo da modernidade entre o século XIX e XX, Habitação popular no Porto na abertura do século XX, Casas Económicas: 1933-1967, Habitações Económicas. Federação de Caixas de Previdência: 1947-1972
|
|
Entre tempos e variações. Arquiteturas do século XIX ao século XXI
sigla AdC-P2 (Entre tempos e variações)
início 2009
1. Trata-se de uma investigação predominantemente ensaística, que pretende colocar questões, confrontar obras e arquitetos, contextualizar espaço inabituais, para aceder a outras leituras dos séculos XIX-XX e da cultura moderna que o atravessa. Esta linha pretende colocar em confronto arquiteturas e, assim, não apenas fornecer uma interpretação; pretende antes abrir possibilidades de diferentes interpretações, algumas desde logo profícuas e outras, talvez, curiosamente inquietantes.
2. Esta investigação tem como meta a realização de uma exposição e edição de um catálogo como síntese de diferentes tempos, confronto de diferentes contextos e proposta de diferentes leitura. Prende-se assim não fornecer uma interpretação, mas antes abrir possibilidades de diferentes interpretações, possivelmente algumas desde logo úteis e outras, talvez, curiosamente inquietantes.
3. Principais tópicos em estudos:
Raul Lino entre tempos; Espaço, habitação e intimidade; Processos de reprodução disciplinar; Relação entre a teoria e a prática; Ensino da Arquitetura; Exposições de arquitetura; Marques da Silva e Carlos Ramos.
|
|
Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a arquitectura e o cinema. Portugal, 1960-1974.
sigla FCT/PTDC/EAT-EAT/105484/2008 (Arquitectura e Cinema)
início 2010
O período entre 1960 e 1974 em Portugal foi marcado, não só por relevantes acontecimentos históricos, como a guerra colonial, a emigração massiva, agitações políticas e um vasto processo de urbanização, mas também pela emergência de movimentos no cinema e na arquitectura que mudaram a paisagem cultural dos últimos cinquenta anos. Os Verdes Anos de Paulo Rocha estreou em 1963 marcando o início do Cinema Novo e o aparecimento de um novo tipo de espaço no cinema português, recentrando-o na paisagem urbana e abandonando a visão predominantemente ruralista do ambiente cultural de meados do séc. XX. Belarmino (Fernando Lopes, 1964) e O Pão (Manoel de Oliveira, 1964) confirmarão esta tendência. Ao mesmo tempo, uma inovadora abordagem da arquitectura estava a ser levada a cabo por uma nova geração de arquitectos. No Norte, Távora e Siza, sob influência do Inquérito à Arquitectura Popular Portuguesa e através de obras como a Quinta da Conceição, a Casa de Chá e a Piscina de Leça da Palmeira, tiveram um papel central na crítica ao movimento moderno, acompanhando, ou mesmo antecipando, o que se discutia internacionalmente. No Sul, Teotónio Pereira e Portas, com a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e Pessoa, Cid e Athouguia, com a sede da Fundação Calouste Gulbenkian, não deixando de estabelecer uma continuidade, procuraram uma revisão dos mitos da "tradição moderna", experimentando uma nova e mais complexa relação com o espaço urbano - o primeiro edifício integrando a rua no seu desenho, o segundo prolongando o espaço interior para os jardins. Estes edifícios, exemplos da arquitectura que se estudará, são encenados de uma forma inovadoramente cinemática, onde o enquadramento e o movimento são elementos chave de projecto.
O Projecto Ruptura Silenciosa estudará a proximidade entre os movimentos de renovação no cinema e na arquitectura que corporizaram uma nova visão do espaço e da cidade, marcados pelos acontecimentos sociais, culturais e políticos da década de 60 e inícios de 70, em Portugal mas também internacionalmente (Pop Art, Pós-modernismo, Nouvelle Vague, Neo- realismo, etc). A investigação será feita sobre os objectos arquitectónicos e cinematográficos que estabeleceram uma ruptura silenciosa, dando um sinal das convulsões na sociedade portuguesa que levaram à revolução social e política de 1974 que fez capitular a ditadura. Cineastas e arquitectos circulavam nos mesmos meios e discutiam como as duas disciplinas se podiam influenciar mutuamente, não apenas culturalmente, mas como processos de projecto que lidam com o uso do espaço. Provavelmente como nenhum outro método de visualização, as imagens em movimento conseguem representar os espaços arquitectónicos como espaços "vividos" e "habitados". O cinema é muitas vezes encarado como um meio que, através da relação espaço/tempo, da mise-en-scène, dos personagens e do argumento, pode circunscrever importantes debates sobre a arquitectura e a vida urbana. Será defendido que as imagens em movimento têm a capacidade de criar um "sentido de lugar", fenómeno não só relacionado com a matriz da realidade física do espaço que é filmado, mas também com a relação vivencial que estabelecemos com a luz, a cor, o som, a música e a estrutura narrativa.
Apesar de ser objecto de investigação há já algum tempo, essa investigação está, no entanto, dispersa e é necessário aglutinar práticas e trocar experiências sobre as diferentes formas de abordar o tema, num fórum de discussão multidisciplinar sobre a metodologia a adoptar no estudo de duas formas de arte próximas, mas distintas. A conexão entre a arquitectura e o cinema é, assim, um campo rico para a pesquisa académica. O Projecto Ruptura Silenciosa procurará sistematizar as afinidades em torno da arquitectura e do cinema, de forma a construir uma base de trabalho comum para a colaboração entre os diferentes parceiros envolvidos. Compreenderá uma componente de investigação teórica, baseada na escrita de artigos e dissertações de mestrado e doutoramento, bem como na organização de conferências, simpósios e seminários de âmbito internacional, que contribuam de forma significativa para a formação pós-graduada e especializações na área dos estudos críticos sobre arquitectura e cinema; compreenderá também uma componente de investigação prática ou experimental, procurando reflexões inovadoras sob a forma de objectos multimédia (documentários, curtas- metragens, base de dados de texto, vídeo, imagem e som).
Ruptura Silenciosa, projecto com a duração de três anos, será um fórum para investigadores que queiram explorar a relação entre a história do espaço urbano, da arquitectura e das imagens em movimento em Portugal. O Projecto propõe aos participantes a oportunidade de partilhar reflexões a partir de um discurso fílmico sobre a arquitectura assim como uma leitura espacial do cinema, cruzando as fronteiras das duas disciplinas.
Do ponto de vista documental, será compilada e digitalizada produção relevante, mas dispersa, sobre as intersecções entre o cinema e a arquitectura no contexto português; serão entrevistados sistematicamente os intervenientes com um papel decisivo no período em estudo (arquitectos, cineastas, críticos, historiadores, académicos), entrevistas que serão publicadas em texto, áudio e vídeo; será digitalizada e catalogada metodicamente iconografia relevante respeitante à presença da arquitectura e da cidade no cinema português (imagens, frames, sequências de filmes, storyboards, desenhos, etc.) assim como iconografia da arquitectura portuguesa da época em estudo, que de alguma forma se possa enquadrar de um ponto de vista cinemático (projectos, fotografia, desenhos, maquetas), usando como fonte principal, sempre que possível, os arquivos pessoais dos próprios autores; será iniciada uma série de edições sobre a relação entre a arquitectura e o cinema em Portugal. Toda a documentação recolhida será integrada numa base de dados multimédia que se disponibilizará online. Antecipa-se que um significativo número de artigos e ensaios produzidos no âmbito deste projecto será publicado em Portugal e no estrangeiro, estimulando o interesse e os estudos académicos sobre a historiografia do cinema e da arquitectura portugueses.
link do projeto
|
|
Mapa da Habitação: programas habitacionais no século XX português
sigla AdC-P4 (Mapa da Habitação em Portugal)
início 2012
Projeto de investigação sobre os Programas Habitacionais durante o século XX português
1. Pretende-se identificar os Programas e a sua colocação em prática através da edificação de conjuntos habitacionais ou bairros.
O seu estudo processual, contextual, comparativo e interpretativo assentará sobre a análise dos acervos documentais, das entidades de tutela e promotoras, relacionados com o projeto, a construção, o alojamento, a fiscalização e manutenção.
Esta abordagem permitirá descrever a história destes Programas de acordo com os contextos políticos e legislativos, definir arquitetonicamente a edificação e os sistemas de habitação, reconhecer as políticas sociais envolventes, georreferenciar os assentamentos urbano como elementos indissociáveis das transformações agendadas para a cidade do século XX.
2. A consideração dos diversos estudos, dispersos e sectoriais, já realizados sobre a questão habitacional, na área da arquitetura e das ciências sociais, e alguma investigação em curso, no âmbito de teses de doutoramento, sobre programas e épocas específicas, permite constatar a urgente pertinência de articular conhecimentos e de propor novas abordagens a áreas e programas habitacionais ainda não estudados, numa leitura de conjunto e sistémica capaz de equacionar as diferentes problemáticas em jogo.
3. Este projeto tem por objectivo dar a conhecer a dimensão global das intervenções habitacionais programadas em Portugal durante o século XX e fazer a avaliação do seu impacto na produção arquitectónica, na transformação dos tecidos urbanos locais e regionais e nas formas de vida e habitar.
4. Principais tópicos em estudos relativos aos Programas estatais ou ações programada de outra natureza no campo da habitação no século XX português:
1863, Operação cooperativa; 1898, Operação filantrópica; 1914, Colónia Operária; 1918, Bairro Social; 1928, Bairro público; 1928, Bairro de rendimento; 1933, Casas Económicas; 1937, Casas dos Pescadores; 1936, Junta de Colonização Interna; 1938 Casas Desmontáveis; 1945 Casas para Famílias Pobres; 1945, Casas de Renda Económica; 1947, Casas de Renda Limitada; 1958, Casas Construídas ou Adquiridas Através de Empréstimo; 1958, Casas Construídas Através de Empréstimo: Casas do Povo; 1958, Casas Construídas Através de Empréstimo: Empresas Contribuintes; 1959, Gabinete Técnico da Habitação (CML); 1969 Fundo Fomento da Habitação; 1974 Regime das Cooperativas de Habitação Económica; posterior a 1974, em desenvolvimento.
|
|
DARC - Digital Architecture Representation and Communication
início 2010
conclusão 2013
O projecto DARC - Digital Architecture Representation and Communication pretende dar resposta a uma carência do mercado das Indústrias Criativas: de articulação das tecnologias digitais em banda larga e de podcasting com diversas estratégias de comunicação e de trabalho colaborativo nas áreas do projecto de arquitectura e urbanismo, design gráfico, web design, e do património, turismo cultural, entre outros.
Os objectivos do projecto DARC passam pois pela investigação e produção de um produto para (i) estruturação, representação, promoção e divulgação de diversos conteúdos dirigidos ao mercado das Industrias Criativas, do Ambiente e do Ordenamento do Território e do Turismo Cultural, e pela (ii) estruturação e partilha da informação assim como representação interativa para trabalho colaborativo nas indústrias da Construção (Arquitectura e Urbanismo), no Design e no Ensino Universitário (ligado às artes).
Montante financiado - 163 505.75
projeto no Sigarra
|
|
Archives Habitat
sigla UMR/EAT /105484/2008
início 2012
Constituição e desenvolvimento de uma base de dados europeia sobre habita-ção para uma rede internacional centros de investigação como instrumento de apoio à pesquisa no domínio de habitação, de avaliação de programas habitacionais, divulgação de resultados e de acompanhamento da actividade pedagógica.
Financiamento: Unité Mixte de Recherche 3329 AUSSER; Grupo de Investigação Atlas da Casa. 192.486,00€
|
|
Construção Robótica em Arquitectura
sigla PP-IJUP2011-234
início 2012
conclusão 2013
Investigador Responsável
Coordinator
José Pedro Sousa
Financiamento
Financing
3.500,00€
Entidade Financiadora
Financing Institution
Universidade do Porto - IJUP
Instituição Proponente
Promoting Institution
Universidade do Porto. Faculdade de Arquitectura
Instituições Parceiras
Partner Institution
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Resumo
Summary
Investigação sobre possibilidades de construção de parede em alvenaria com geometria personalizada através de processos de montagem robotizados.
link do projeto
|
|
Robotic Technologies for a Non-Standard Design and Construction in Architecture
sigla PTDC/ATP-AQI/5124/2012
início 2013
conclusão 2015
Investigador Responsável
Coordinator
José Pedro Sousa
Financiamento
Financing
199.991,00€
Entidade Financiadora
Financing Institution
FEDER/COMPETE + FCT
Instituição Proponente
Promoting Institution
Universidade do Porto. Faculdade de Arquitectura
Instituições Parceiras
Partner Institution
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores
Resumo
Summary
Investigação sobre possibilidades de desenho e construção personalizadas através de processos de fabricação robótica. Experimentando diferentes materais, este projecto desenvolveu diversos protótipos e instalações demonstradoras, estabelecendo parcerias com da indústria da construção, como a Mota Engil, Amorim Isolamentos, Cerâmica Vale da Gandara e Valchromat.
projeto no Sigarra
|
|
Elaboração de um estudo sobre a Estrutura Urbana do Arco Metropolitano do Norte Litoral
início 2013
conclusão 2015
Investigador Responsável
Coordinator
Nuno Portas
Manuel Fernandes de Sá
Teresa Calix
Financiamento
Financing
74.000,00€
Duração
Duration
2013-2015
Entidade Financiadora
Financing Institution
CCDR-N
Instituição Proponente
Promoting Institution
CCDR-N
Resumo
Summary
O estudo incide nos desafios decorrentes da conjuntura actual e especificamente sobre os seus efeitos no Noroeste Português. Este trabalho surge num momento especialmente desafiante para os instrumentos de planeamento, que são, tradicionalmente, voltados para a regulação do crescimento e apresentam grandes dificuldades em actuar em situações de maior vulnerabilidade e de decrescimento. Reflecte sobre o impacto socioespacial desta nova configuração, assim como sobre os caminhos para a valorização territorial e foca, em especial, as áreas de maior vulnerabilidade: as zonas limítrofes a núcleos urbanos consolidados, os territórios de urbanização extensiva e as zonas de baixa densidade, onde as ferramentas urbanísticas conhecidas têm maior dificuldade em actuar adequadamente.
|
|
Arquitetura, Desenho e Representação: Metodologias de Desenho no Ensino de Projecto
início 2014
conclusão 2015
Projecto de pesquisa no âmbito do Acordo de Cooperação Internacional USP/UP, Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP (IAU.USP) e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
Responsável e coordenador geral: Francisco Barata Fernandes, Grupo de Investigação PACT.
Acordo Cooperação Internacional USP/UP, Instituto de Arquitetura e Urbanismo – USP (IAU.USP) e Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).
|
|
Padrões, Redes e Mobilidade no Noroeste Português: o caso da CONTINENTAL MABOR em Lousado,Vila Nova de Famalicão
início 2014
conclusão 2015
Investigador Responsável
Coordinator
Álvaro Domingues
Helena Amaro Barbosa
Financiamento
Financing
34.776,00 €
Duração
Duration
12 meses
Entidade Financiadora
Financing Institution
Continental Mabor
Instituição Proponente
Promoting Institution
FAUP/CEAU
|
|
MDFachada MDCobertura. Paniés em cortiça para fachadas e coberturas sustentáveis e personalizadas
início 2013
conclusão 2015
Investigador Responsável
Coordinator
José Pedro Sousa
Financiamento
Financing
41.184,88€
Entidade Financiadora
Financing Institution
QREN
Instituição Proponente
Promoting Institution
Amorim Isolamentos
Instituições Parceiras
Partner Institution
ITeCons, Weber Saint-Gobain
Resumo
Summary
Desenvolvimento de novos processos e aplicações para componentes construtivos em cortiça através de tecnologias de CAD/CAM. Produção de colecção de painéis demonstrativos e prontos a comercializar.
link do projeto
|
|
Projeto de Investigação Exploratória
sigla IF/01501/2014/CP1235/CT0001
início 2015
conclusão 2020
Investigador Responsável
Coordinator
Teresa Sofia Faria da Cunha Ferreira
Financiamento
Financing
50.000,00 €
Duração
Duration
2015-2020
Entidade Financiadora
Financing Institution
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Instituição Proponente
Promoting Institution
Universidade do Porto. Faculdade de Arquitectura
Resumo
Summary
Financiamento no âmbito do Programa Investigador FCT da Investigadora Teresa Sofia Faria da Cunha Ferreira
|
|
Espaços de consenso. Um olhar sobre as cooperativas de habitação nas décadas de 70 e 80 em Portugal
sigla AdC-EC (Espaços de consenso)
início 2011
Esta investigação tem como objecto o estudo das Cooperativas de Habitação Económica (CHE) projectadas e construídas nas décadas de 70/80 em Portugal. Procurar-se-á conhecer as soluções arquitectónicas avançadas e os espaços resultantes, integrando a dimensão do tempo vivido na reflexão sobre o espaço arquitectónico.
A abordagem terá em conta a especificidade do processo de produção da habitação cooperativa, inovador no período em estudo, tendo em conta a emergência dos conceitos de arquitectura aberta e de participação, e a redefinição do papel do Estado Português na produção da habitação.
Propõe-se um inventário dos espaços de habitação construídos, que permita tomar conhecimento do trabalho realizado neste momento charneira, e uma posterior análise das experiências dos habitantes, interpretadas a partir do levantamento gráfico/fotográfico do estado actual das habitações e do registo dos seus discursos recolhidos em entrevista, que permita reflectir em torno dos compromissos gerados no decurso do processo de concepção do espaço.
|
|
Território: Casa Comum
início 2015
conclusão 2015
Investigador Responsável
Coordinator
Álvaro Domingues
Nuno Travasso
Financiamento
Financing
30.195,00€
Duração
Duration
6 meses
Entidade Financiadora
Financing Institution
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Instituição Proponente
Promoting Institution
Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
link do projeto
|
|
Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974) - Mapping' Public' Housing:' A' critical' review' of' the' State:subsidized' residential' architecture'in'Portugal'(1910:1974)
sigla MdH (FCT-PTDC/CPC-HAT/1688/2014)
início 2016
conclusão 2019
Investigador Responsável
Coordinator
Rui Jorge Garcia Ramos
Financiamento
Financing
199.679,00 €
Duração
Duration
2016-2019
Entidade Financiadora
Financing Institution
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Instituição Proponente
Promoting Institution
Universidade do Porto. Faculdade de Arquitectura
Instituições Parceiras
Partner Institution
Universidad Politécnica de Madrid. Escuela Técnica Superior de Arquitectura
Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Universidade do Porto. Faculdade de Letras
Resumo
Summary
O Mapa da Habitação é um projecto desenvolvido no âmbito do Atlas da Casa [AdC], um dos sete grupos de investigação do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo [CEAU] da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto [FAUP]. O objectivo do projecto é identificar os programas públicos e suas concretizações espaciais: Propriedades, edifícios de habitação colectiva ou casas unifamiliares. A fim de estabelecer um estudo processual, contextual, comparativo e interpretativo analisam-se os arquivos documentais das entidades de promoção de habitação pública em Portugal.
Esta abordagem permitirá definir uma narrativa objectiva e factual que permita:
- assinalar a correlação entre os programas de habitação pública e os contextos políticos e jurídicos,
- identificar os sistemas de construção arquitectónica, bem como os tipos de habitação,
- reconhecer as políticas sociais em causa,
- e georreferenciar os contextos urbanos nos quais se inscrevem os conjuntos habitacionais.
Este projecto baseia-se nas conquistas trazidas pelos antigos estudos sectoriais, tanto na perspectiva social como na arquitectura, procurando principalmente a articulação do conhecimento e inclusão dos períodos em falta, áreas ou programas para uma visão global e sistémica.
Mapa da Habitação is a project carried out within Atlas da Casa [AdC], one of the seven research groups of Center for Architecture and Urban Studies [CEAU] at Faculty of Architecture, University of Porto [FAUP].
The aim of the project is to identify the public programs and their spatial concretizations: estates, collective buildings or single-family houses.
In order to establish a processual, contextual, comparative and interpretative study, it is intended to analyse the documental archives of the entities of promotion and tutelage of public housing in Portugal. This approach will enable the setting of an objectual and factual narrative which will allow:
- to point out the correlation between the public housing programs and the political and legal contexts,
- to identify the architectural building systems as well as the housing types,
- to acknowledge the social policies at issue,
- and to geo-reference the urban contexts in which the housing settlements are inscribed.
This project relies on the achievements brought up by former sectorial studies both in the social and in the architectural perspective, seeking mostly the articulation of knowledge and the supplementing of lacking periods, areas or programs towards a global and systemic overview.
link do projeto
|
|
Housing Think Tank: knowledge integration on multi-family residential buildings
sigla [HoTT]
Short Abstract
A think tank is generally perceived as a group of interdisciplinary researchers who discuss particular subjects, ideas and policies. In the project “Housing Think Tank: knowledge integration on multi-family residential buildings” [HoTT], we propose to address contemporary housing structures’ problems as the key subject, bringing together, in a cooperative Database repository, scattered information regarding built experiences in several countries, from the beginning of the 20th century until nowadays. We consider that the approach to housing best practices must be holistic, interconnecting societal challenges such as ageing, climate change, energy efficiency, participatory processes, among others, placing Architecture and research by design in a central debating position. Specifically, we propose revisiting modern and contemporary architecture focusing on passive design as a critical strategy to design resilient and adequate buildings (including adaptability, accessibility as crucial areas). Designing adequate, affordable houses implies deep knowledge and assessment of the built heritage.
Furthermore, this project intends to aggregate a large set of built experiences (and related data) and disclose past (or recent) architecture good resilient design practices, able to support future solutions.
TEAM:
Gisela Lameira (FAUP/CEAU) - Principal Investigator
Rui Ramos (FAUP/CEAU )- CO- Principal Investigator
Alessandro Porotto (UCLouvain, Université catholique de Louvain, Belgium) Daniel Movilla Vega (UMA, Umeå School of Architecture, Sweden)
Elizabeth Wagemann (UDP, Universidad Diego Portales, Santiago do Chile)
Luciana Rocha (FAUP/CEAU)
Nuno Valentim (FAUP/CEAU)
Sara Brysch (TU-Delft, the Netherlands)
Instituição Proponente: FAUP
Instituições Parceiras: UCLouvain, UMA, UDP, TU-Delft
|
|
DUAL AAI Duetos/Duelos
Projecto financiado pela Direcção Regional da Cultura do Norte em parceira com a Casa das Artes, a Associação Cultural Cityscopio, Camilo Rebelo, arquitecto e o Grupo de Investigação CCRE.
|
|
VSC – Visual Spaces of Change
sigla VSC
início 2018
conclusão 2021
Visual Spaces of Change é um projeto de pesquisa transdisciplinar com uma componente significativa de Fotografia Contemporânea combinado com pesquisas complementares em Sintaxe Espacial e Tecnologia da Informação. Este projeto propõe investigar as condições para a criação de uma rede de espaços públicos e coletivos capazes de catalisar dinâmicas emergentes de mudança urbana na Região Metropolitana do Porto (AMP). O território de estudo é utilizado simultaneamente como laboratório de experimentação empírica e como palco de representação visual dos agentes e processos de mudança urbana. Este projeto de pesquisa produzirá a síntese visual dessas dinâmicas, a fim de tornar visíveis aspectos da sua interconectividade e singularidade histórica, que são difíceis de perceber sem o uso intencional da imagem e da fotografia. Este projeto abre novos caminhos ao propor uma combinação original de métodos de pesquisa visual e análise espacial, partindo da identificação de um conjunto de espaços de cidades estratégicos e caminhos conectados por pontos de rede (VSCNP) identificados na rede urbana. Esses pontos da rede são calculados por meio de medidas sintáticas, que permitem identificar a localização da interação ótima entre espaços públicos e coletivos. Os Projetos de fotografia contemporânea (CPP) serão desenvolvidos e implementados nos locais selecionados, concebidos como narrativas visuais que intencionalmente interferem no território metropolitano numa representação auto-reflexiva do seu próprio processo de mudança.
Essa rede de espaços públicos e coletivos constituirá um Museu Aberto dentro da área metropolitana, permitindo a condução de ações curatoriais experimentais, que estimularão as instituições artísticas e culturais a ampliar o seu alcance a um público maior. Ao articular recursos materiais e imateriais, que juntos dão maior visibilidade às dinâmicas de mudanças urbanas em curso, este projeto visa alterar as percepções do público sobre a transformação do espaço público e, coletivamente, transformar as imaginações da cidade na escala metropolitana. A estratégia para promover essa articulação é baseada na identificação de propriedades físicas de integração, conectividade e sinergia entre espaços públicos e coletivos, que são potencializadas pelo desenvolvimento de facilidades online para interação virtual em múltiplas escalas. Uma plataforma digital será desenvolvida para inserir dados visuais num sistema georreferenciado com várias camadas temporais em 4D (espaço e tempo), permitindo a acessibilidade, difusão, monitoramento e compartilhamento de informações visuais. Essa plataforma também possibilitará um diálogo ativo entre investigadores, instituições e o público, contribuindo para a identificação de oportunidades de co-evolução entre cidadãos, instituições e o meio urbano.
Financiamento: 189 011,13 euros.
FCT
Visual Spaces of Change is a transdisciplinary research project with a significant component of Contemporary Photography combined with complementary research in Space Syntax and Information Technology. This project proposes to investigate the conditions for the creation of a network of public and collective spaces capable of catalysing emerging dynamics of urban change in the Porto Metropolitan Region (AMP). The territory of this study is simultaneously used as the laboratory for empirical experimentation and as the stage for visual representation of the agents and processes of urban change. This research project will produce visual synthesis of these dynamics in order to render visible aspects of its interconnected nature and historical singularity, which are difficult to perceive without the purposeful use of image and photography. This project breaks new ground in proposing an original combination of visual research methods and spatial analysis, departing from the identification of a set of strategic city spaces and pathways connected by network points (VSCNP) identified in the urban grid. These network points are calculated by using syntactic measurements, which allow for the identification of the location of optimal interaction between public and collective spaces. Contemporary Photography Projects (CPP) will be developed and implemented in the selected locations, conceived as visual narratives that intentionally interfere with the metropolitan territory in a self-reflective representation of its own process of change.
This network of public and collective spaces will constitute an Open Museum within the metropolitan area, allowing for the piloting of experimental curatorial actions, which will stimulate artistic and cultural institutions to extend their reach to a larger public audience. By articulating material and immaterial resources, which together give more visibility to ongoing urban change dynamics, this project aims to alter public perceptions about the transformation of the public space and to collectively, transform imaginings of the city at the metropolitan scale. The strategy for promoting this articulation is based on the identification of physical properties of integration, connectivity and synergy between public and collective spaces, which are potentiated by the development of online facilities for virtual interaction at multiple scales. A digital platform will be developed in order to insert visual data into a georeferenced system with several temporal layers in 4D (space & time), allowing for the accessibility, diffusion, monitoring, and sharing of visual information. This platform will also enable an active dialogue between researchers, institutions, and the public, contributing to the identification of opportunities of co-evolution between citizens, institutions, and the urban environment.
Funding: 189 011,13 euros.
FCT
link do projeto
|
|
Architecture4Ageing
Architecture4Ageing is a project that we are developing with Porto4Ageing, a consortium that brings together several organisations, the vast majority of which are situated within the Porto Metropolitan Area.
Our research question focuses on the features that housing buildings and outdoor spaces should include “ageing in place”. We are working individually on developing strategies to certify “lifelong housing”, i.e. built environments that provide a satisfactory response to these needs in all life stages.
Our aim is:
• to research “ageing in place” policies linked to housing, including indoor and outdoor spaces, whether private or public;
• to approach “ageing in place” strategies relating to the built environment, recognising that they go far beyond the mere question of accessibility;
• to develop manuals of good practices, checklists and “lifelong housing” certification models; analysis services for architectural and urban projects; reports on recommendations for housing policies;
• to define joint strategies with different stakeholders, academics, technicians in the field of health, investors in housing developments, constructors and the communities;
• to monitor, with a multidisciplinary group, the implementation of national policies and their legislative support, as well as to provide specialised monitoring for the integration of European standards into the national legal framework.
We are therefore focusing on both new housing construction and refurbishment, underlining that “ageing in place” responses and “lifelong housing” are added values that must be recognised and promoted both by public institutions, the real estate market and its agents.
ARCHITECTURE4AGEING research team
Rui J. G. Ramos (UPorto / FAUP/ CEAU)
https://www.authenticus.pt/R-000-FVZ
http://orcid.org/0000-0001-8234-5974
https://www.cienciavitae.pt/0D1C-FE78-4DC3
Gisela Lameira (UPorto / FAUP/ CEAU)
https://orcid.org/0000-0001-7404-7168
https://www.cienciavitae.pt/pt/D214-D455-B6B2
PORTO4AGEING consortium coordinator
Elísio Costa (FFUP / UCIBIO / Porto4Ageing)
https://orcid.org/0000-0003-1158-1480
https://www.cienciavitae.pt//6612-4AB7-363B
ACKNOWLEDGEMENTS
The research project ARCHITECTURE4AGEING is based at the University of Porto, Faculty of Architecture (FAUP), Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) which is co-financed by the European Regional Development Fund (ERDF) through COMPETE 2020 – Operational Programme Competitiveness and Internationalisation (POCI) and national funds from the Foundation for Science and Technology (FCT, Lisboa, Portugal) under the PTDC/CPC-HAT/1688/2014 project. Gisela Lameira research is also funded by FCT, through the Scientific Employment Stimulus programme (CEEC Institucional 2017).
projeto no Sigarra
link do projeto
|
|
Independent Living Design: Approach to an inclusive and sustainable architecture based on alternative ways of thinking about housing and domestic life.
sigla ICAVI
ICAVI stands for “Investigação Centro de Apoio Vida Independente”/Research into a Support Centre for Independent Living, which is a research project fostered by the Santa Maria Health School and the Portuguese Neuromuscular Association (APN).
Its purpose is to evaluate the development of the Independent Life Support Centre established by the Portuguese Neuromuscular Association (APN). This institutional structure follows specific legislation that has been in force in Portugal since 2017, namely the Model of Support for Independent Living, which targets the implementation of a personal assistance programme.
Through the service provided by personal assistants, the aim is to create conditions of autonomy for people who are confined to their homes or in institutionalised care, thus reducing the physical and emotional burden of informal caregivers.
For people with disabilities, accessibility within the built environment, including public spaces and adapted housing, is vital so that they can manage their lives more independently and achieve personal and professional goals.
In the field of architecture, among other outputs, ICAVI is engaged in the preparation of a guide for good architectural practices and recommendations, based on case studies, and the implementation of checklists and certification models.
PROPONENT:
Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN)
PARTNERS:
Escola Superior de Saúde de Santa Maria (ESSSM); Carvigers Portugal; Cintesis
PRINCIPAL INVESTIGATOR:
José Manuel Silva (ESSSantaMaria / Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde - CINTESIS)
CEAU/FAUP research team:
Rui J. G. Ramos (UPorto / FAUP/ CEAU)
https://www.authenticus.pt/R-000-FVZ
http://orcid.org/0000-0001-8234-5974
https://www.cienciavitae.pt/0D1C-FE78-4DC3
Gisela Lameira (UPorto / FAUP/ CEAU)
https://orcid.org/0000-0001-7404-7168
https://www.cienciavitae.pt/pt/D214-D455-B6B2
RESEARCH TEAM
Ana Couto (ESSSanta Maria / Centro de Investigação em Reabilitação (CIR – ESS|P.PORTO) | Ana Luísa Correia (APNeuromusculares) | Ana Reis (ESSSanta Maria / Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) | Célia Sousa (Politécnico de Leiria, ESECS / CICS.NOVA.IPLeiria) | Susana Ganhão-Arranhado (IPLeiria, ESSLei / Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) | Odete Araújo (Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E) / (ESE-UMinho) | Henrique Marques (ESSSantaMaria) | Filipa Sousa Luz (ANGerontólogos) | Mafalda Oliveira (APNeuromusculares) | Mafalda Sofia Silva (ESSSanta Maria, Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, UCP-ICS) | Margarida Cerqueira (UAveiro – Escola Superior de Saúde / Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) | Patrícia Batista (ESSSantaMaria, Centro de Biotecnologia e Química Fina – Universidade Católica Portuguesa (CBQF, UCP) | Rui J. G. Ramos (UPorto, Faculdade de Arquitectura / CEAU) | Thais Pousada (Facultade Ciências da Saúde, UCoruña) | Gisela Lameira (UPorto, Faculdade de Arquitectura / CEAU)
ACKNOWLEDGEMENTS
The research project ICAVI results from a partnership between the School of Health of Santa Maria (ESSSM), the Center for Health Technology and Services Research (CINTESIS), the Caregivers Portugal – Portuguese Association of Caregivers, and the Portuguese Neuromuscular Association (APN).
The research carried by Rui J. G. Ramos and Gisela Lameira is based at the University of Porto, Faculty of Architecture (FAUP), Center for Studies in Architecture and Urbanism (CEAU) which is co-financed by the European Regional Development Fund (ERDF) through COMPETE 2020 – Operational Programme Competitiveness and Internationalisation (POCI) and national funds from the Foundation for Science and Technology (FCT, Lisboa, Portugal) under the PTDC/CPC-HAT/1688/2014 project. Gisela Lameira research is also funded by FCT, through the Scientific Employment Stimulus programme (CEEC Institucional 2017).
projeto no Sigarra
link do projeto
|
|
lista de projetos no Sigarra |
|
|
|
|